Inicio

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Creatina hipertrofia



O que é a creatina ?


creatina é um composto de aminoácidos produzido naturalmente no organismo (fígado e rins) e é uma das mais importantes fontes de energia para as contrações musculares de alta-intensidade (anaeróbico). A creatina, em forma de fosfocreatina, é capaz de fornecer energia tão rapidamente que é a fonte de energia primária do músculo para esforços de intensidade máxima, como levantamento de peso e corridas rasas.
O músculo armazena a substância em pequenas porções, por essa razão ela não dura mais do que 15 segundos durante um esforço físico muscular de intensidade máxima.

Como a creatina funciona

O ATP (adenosina trifosfato) é a fonte de energia para todas as formas de contração muscular. A “energia” é criada quando o ATP libera um de seus grupos de fosfato (e aí ele vira ADP). A creatina devolve o fosfato de volta ao ADP, que volta a se tornar ATP e assim recarrega seu estoque de ATP no músculo.
Assim, a creatina age como uma bateria extra para seus músculos, o que permite a eles usarem mais energia e mais intensidade por mais tempo.
Além de permitir mais intensidade nos treinos, a creatina também tem a propriedade de levar água para o interior das células musculares. Isso, em combinação com os treinos mais puxados,criam o ambiente anabólico ideal para o crescimento dos músculos, com o aumento do volume e a hidratação das células musculares.

Por que usar suplementos de creatina

Uma pequena porcentagem da nossa creatina que está armazenada nos músculos é sintetizada em nosso corpo. O restante adquirimos a partir de alimentos prontos ricos em proteína, como carnes e peixes. Mas mesmo esses alimentos contêm apenas pequenas quantidades de creatina.
É por isso que os cientistas, nos anos 1990, começaram a perceber o potencial da suplementação com creatina a fim de melhorar a performance muscular de alta intensidade (força, velocidade, e potência), apenas aumentando a quantidade dessa fonte de energia para os músculos.
Eles rapidamente descobriram que vários precursores da fosfocreatina, incluindo a creatina monoidratada, são prontamente convertidos em fosfato de creatina no nosso organismo e, quando ingerido na forma de suplemento, aumenta a sua concentração nos músculos muito além dos níveis que poderíamos conseguir somente com uma boa dieta.
Com apenas cinco dias de suplementação de creatina monoidratada já há um aumento dos níveis de fosfato de creatina no organismo de 10 a 40%. Vários estudos mostraram que esse aumento leva a um aumento de força e desenvolvimento muscular mais rápido. Porém, para algumas pessoas a creatina apresenta pouco efeito. Cientistas se referem a esses indivíduos como “nonresponderers”, algo como não-reagentes, não-reativos.
Só que mesmo entre a maioria que responde bem à suplementação com creatina, alguns se beneficiam mais do que outros. Portanto, se você está interessado em experimentar, você terá que ver como seu corpo reage à creatina.

Quais os benefícios de se tomar creatina

Há inúmeros benefícios em se tomar creatina como suplemento. Vamos listar abaixo os principais.

1) Ganho de força

Ao tomar creatina, você  irá notar rapidamente um ganho de força. Esse efeito é comprovado e constatado em dezenas de artigos científicos. Se você deseja aumentar sua força, a creatina monoidratada é provavelmente o suplemento mais garantido para auxiliá-lo em seus objetivos.

2) Ganho de massa muscular

Com o ganho de força ligado ao uso da creatina, você conseguirá treinar mais, mais pesado e com mais intensidade. Consequentemente, irá ganhar mais massa muscular se associar o uso da creatina com uma alimentação e suplementação adequada.

3) Aumento da inteligência

Há alguns estudos publicados que constataram em testes de QI que a suplementação com creatina foi capaz de melhorar as habilidades cognitivas das pessoas em relação a quem tomou o placebo. Ou seja, além de torná-lo maior e mais forte, a suplementação com creatina também pode aumentar sua inteligência.

4) Combate doenças degenerativas

Há diversos estudos sendo feitos atualmente, com alguns resultados já publicados, que demonstram que a creatina ajuda a combater doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário